quarta-feira, 20 de maio de 2009

Clima e Relevo da Nova Zelandia

















O clima da Nova Zelândia é temperado pelos oceanos que rodeiam o país. Com exceção de algumas áreas isoladas do centro da ilha do sul, o país não sofre temperaturas extremas.
A maior parte do país desfruta de sol abundante, vento e chuva, uma vez que as massas de ar movem-se rapidamente do Oeste para o Leste.
Assim como no Brasil, as estações do ano são inversas às do Hemisfério Norte. Janeiro é o mês mais quente, enquanto Julho é o mais frio. As temperaturas são normalmente mais altas na parte Norte do país, com um clima subtropical no verão. O inverno traz neve em abundância aos Alpes do Sul e às montanhas do centro da Ilha do Norte. Neve a baixas altitudes só ocorre esporadicamente, ao sul da Ilha do Sul.
O sol do verão neozelandês é intenso em todas as partes do país. Pessoas com pele branca bronzeiam-se facilmente e são aconselhadas a evitar a exposição direta ao sol entre onze da manhã e as quatro da tarde, até o final de outubro.
Relevo
A paisagem da Nova Zelândia é notável por sua variedade e, em particular, por seu aspecto montanhoso.
Os espetaculares Alpes do Sul - na Ilha do Sul - elevam-se sobre campos de neve e contam com numerosos glaciares. Os Alpes são formados por 18 picos com mais de 3000 metros de altitude. Os picos mais altos da Ilha do Norte são de natureza vulcânica. Uma cadeia de vulcões ativos está situada no centro da ilha, rodeada por fontes termais, gêiseres e poças de lama efervescente.
Ambas as ilhas contêm planícies férteis de terreno de pasto, grandes florestas naturais ou plantadas, muitas praias de areia e rios curtos com águas rápidas.
Os lagos também são numerosos. Os maiores lagos da ilha do Norte estão situados no planalto vulcânico central, enquanto os da Ilha do Sul são de origem glacial e encontram-se por belas paisagens montanhosas.
No extremo sudoeste da Ilha do Sul, os Alpes do Sul encontram o oceano numa série de estreitos surpreendentes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário